sábado, 15 de novembro de 2008

ABISMO DE ROSAS

Neste mundo choro de alegria ecoando paixão sem fim... pois todos conhecem porque sou feliz assim. Quando surgi , como uma pequenina rosa que do ceio da terra nasci... e com minhas pétalas um poema a Deus escrevi... sou a rosa que encanta a vida com muitas emoções... alimentando a mesma para as belas ilusões. Sou pétala que enfeita e encanta o mundo e gerações , pois sou paixão e ilusão... onde deixo a saudade plantada no jardim de seu coração. Sou a pétala do dia, noite e madrugada , pois sou luar e inspiração dos poetas e antestráis. Minha vida é curta, pois pouco a pouco vou secando e morrendo em seu vaso...mas lembrando que nossas vidas são iguais... pois primaveras voltam e vidas nunca mais. Sou primavera o ano inteiro perfumando seu coração... sou branca, vermelha roxa ,lilas ou amarela . Sou a beleza do amor, namorados, tristezas e alegrias, pois minhas pétalas te confortam na tua própria agonia e paz. Sou humilde e bem vês... e vou ser sempre a sua companhia, pois assim viverei muito mais... neste abismo de rosas que é a minha família.

Sidnei Piedade

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

AS APARÊNCIAS ENGANAM


Num orfanato, igual a tantos outros que enxameiam por toda parte, havia uma pobre órfã, de oito anos de idade.

Era uma criança lamentavelmente sem encantos, de maneiras desagradáveis, evitada pelas outras, e francamente malquista pelos professores.

Por essa razão, a pobrezinha vivia no maior isolamento. Ninguém para brincar, ninguém para conversar...

Sem carinho, sem afeto, sem esperança...

Sua única companheira era a solidão.

O diretor do orfanato aguardava ansioso uma desculpa legítima para livrar-se dela.

E um dia apresentou-se, aparentemente, uma boa desculpa.

A companheira de quarto da menina informou que ela estava mantendo correspondência com alguém de fora do orfanato, o que era terminantemente proibido. - Agora mesmo, disse a informante, ela escondeu um papel numa árvore.

O diretor e seu assistente mal puderam esconder a satisfação que a denúncia lhes causara.

Vamos tirar isso a limpo agora mesmo, disse o superior.

E, somando-se ao assistente, pediu para que a testemunha do delito os acompanhasse a fim de lhes mostrar a prova do crime.

Dirigiram-se os três, a passos rápidos, em direção à árvore na qual estava colocada a mensagem.

De fato, lá estava um papel delicadamente colocado entre os ramos.

O diretor desdobrou, ansioso, o bilhete, esperando encontrar ali a prova de que necessitava para livrar-se daquela criança tão desagradável aos seus olhos.

Todavia, para seu desapontamento e remorso, no pedaço de papel um tanto amassado, pôde ler a seguinte mensagem:

'A qualquer pessoa que encontrar este papel: eu gosto de você.'

Os três investigadores ficaram tão decepcionados quanto surpresos com o que leram.

Decepcionados porque perderam a oportunidade de livrar-se da menina indesejável, e surpresos porque perceberam que ela era menos má do que eles próprios.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

COISAS QUE A VIDA ENSINA DEPOIS DOS 40


Amor não se implora, não se pede, não se espera...

Amor se vive ou não.

Ciúmes é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você.

Animais são anjos disfarçados, mandados à terra por Deus, para mostrar ao homem o que é fidelidade.

Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz.

As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros.

Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.

A água é um santo remédio.

Deus inventou o choro para o homem não explodir.

Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso.

Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.

A criatividade caminha junto com a falta de grana.

Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.

Amigos de verdade nunca te abandonam.

O carinho é a melhor arma contra o ódio.

As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.

Há poesia em toda a criação divina.

Deus é o maior poeta de todos os tempos.

A música é a sobremesa da vida.

Acreditar não faz de ninguém um tolo.

Tolo é quem mente.

Filhos são presentes raros.

De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças acerca de suas ações.

OBRIGADO, DESCULPE e POR FAVOR são palavras mágicas, chaves que abrem portas para uma vida melhor.

O Amor...

Ah! o Amor...

O Amor quebra barreiras, une facções, destrói preconceitos, cura doenças...

Não há vida decente sem Amor!

E é certo...quem ama e é muito amado, vive a vida mais alegremente!

(por Artur da Távola)

GOTAS DE ESPERANÇA


Não ache a sua vida vazia, sem sentido.
Não se deixe vencer pelo desânimo, pela frustração.
Sua vida é muito importante. Ela tem razão de ser.
Deus é infinitamente sábio.
Ele tem um plano para você.
Procure descobri-lo.
Observe as suas maiores tendências.
Elas são as sementes que esperam frutificar.
Este é o plano de Deus para você.
Valorize a sua vida. Seja útil.
Vença a inércia. Cultive o bom pensamento.
Tenha Esperança. Você alcançará a paz, a felicidade.
Sentir a vida valiosa é crescer em satisfação.
Vale a pena viver.

VIVA MELHOR!!!
(Por Lourival Lopes)

O FRIO QUE VEM DE DENTRO


Conta-se que seis homens ficaram presos numa caverna por causa de uma avalanche de neve. Teriam que esperar até o amanhecer para receber socorro. Cada um deles trazia um pouco de lenha e havia uma pequena fogueira ao redor da qual eles se aqueciam. Eles sabiam que se o fogo apagasse todos morreriam de frio antes que o dia clareasse. Chegou a hora de cada um colocar sua lenha na fogueira. Era a única maneira de poderem sobreviver.


O primeiro homem era racista. Ele olhou demoradamente para os outros cinco e descobriu que um deles tinha a pele escura. Então, raciocinou consigo mesmo: "aquele negro! Jamais darei minha lenha para aquecer um negro". E guardou-a protegendo-a dos olhares dos demais.


O segundo homem era um rico avarento. Estava ali porque esperava receber os juros de uma dívida. Olhou ao redor e viu um homem da montanha que trazia sua pobreza no aspecto rude do semblante e nas roupas velhas e remendadas. Ele calculava o valor da sua lenha e, enquanto sonhava com o seu lucro, pensou: "eu, dar a minha lenha para aquecer um preguiçoso", nem pensar.


O terceiro homem era negro. Seus olhos faiscavam de ressentimento. Não havia qualquer sinal de perdão ou de resignação que o sofrimento ensina. Seu pensamento era muito prático: "é bem provável que eu precise desta lenha para me defender. Além disso, eu jamais daria minha lenha para salvar aqueles que me oprimem". E guardou suas lenhas com cuidado.


O quarto homem era um pobre da montanha. Ele conhecia mais do que os outros os caminhos, os perigos e os segredos da neve. Este pensou: "esta nevasca pode durar vários dias. Vou guardar minha lenha."


O quinto homem parecia alheio a tudo. Era um sonhador. Olhando fixamente para as brasas, nem lhe passou pela cabeça oferecer a lenha que carregava. Ele estava preocupado demais com suas próprias visões (ou alucinações?) para pensar em ser útil.


O último homem trazia nos vincos da testa e nas palmas calosas das mãos os sinais de uma vida de trabalho. Seu raciocínio era curto e rápido. "esta lenha é minha. Custou o meu trabalho. Não darei a ninguém nem mesmo o menor dos gravetos".


Com estes pensamentos, os seis homens permaneceram imóveis. A última brasa da fogueira se cobriu de cinzas e, finalmente apagou.


No alvorecer do dia, quando os homens do socorro chegaram à caverna encontraram seis cadáveres congelados, cada qual segurando um feixe de lenha.


Olhando para aquele triste quadro, o chefe da equipe de socorro disse: "o frio que os matou não foi o frio de fora, mas o frio de dentro".


Não deixe que a friagem que vem de dentro mate você.


Abra o seu coração e ajude a aquecer aqueles que o rodeiam.


Não permita que as brasas da esperança se apaguem nem que a fogueira do otimismo vire cinzas.


Contribua com seu graveto de amor e aumente a chama da vida onde quer que você esteja.

COMO ANDA SEU RELACIONAMENTO CONSIGO MESMO?













Qual foi a última vez que você demorou-se frente ao espelho e se permitiu dialogar com seu verdadeiro eu?

Talvez você responda que a vida anda bastante corrida e que não haja tempo para isso, mas eu proponho um exercício: pare em frente do espelho e observe.

Você reconhece a pessoa que vê? Que sentimentos ela lhe suscita? Tente escutá-la. O que ela lhe diz?

Experimente responder.

Não, você não está enlouquecendo, está apenas reaprendendo a olhar-se, ver-se e importar-se consigo mesmo.

Quando não temos um bom relacionamento conosco mesmos, a vida começa a ficar sombria e nossas dificuldades tendem a acentuar-se, culminando seguidamente em depressão.

Por isso, solicitei primeiro que você se olhasse no espelho, porque é preciso ver-se e, acima de tudo, respeitar-se e amar-se exatamente como é, com esta idade, este corpo, este cabelo...

Somente assim, você será capaz de gerenciar sua vida e ser feliz, modificando aquilo que não esteja como gostaria. Somente quando somos íntimos de nós mesmos é que estabelecemos relacionamentos positivos e duradouros, que nos transmitam sempre o lado bom da vida e das pessoas.

Mas, lembre-se que todo relacionamento precisa ser cultivado dia-a-dia para que tenha raízes fortes.

Sendo assim, comprometa-se com você e com sua felicidade e, acima de tudo, faça-se feliz, o resto vem naturalmente.


(Por Márcia de Brito - Psicóloga)

domingo, 9 de novembro de 2008

20 DICAS PARA UM EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL


1 - Não tenha pressa. O objetivo não é emagrecer para uma festa ou para o encontro de sábado à noite, mas para o resto da vida. A ansiedade pode acabar levando você a comer mais ainda.

2 - Coloque de vez os exercícios físicos na sua rotina. Além de fazerem bem para o corpo, ajudando a queimar gordura e modelá-lo, as atividades são ótimas para a cabeça, pois driblam o estresse e lembram você do compromisso com uma vida mais saudável.

3 - Beba bastante água, no mínimo 2 litros nos dias frescos e 2,5 litros quando estiver mais quente. Além de hidratar o organismo e eliminar as toxinas, a água reduz a sensação de fome. Muitas vezes, a vontade de comer alguma coisa é simplesmente sede.

4 - Use e abuse das verduras e legumes. Eles são deliciosos, enchem o estômago e não engordam. Invente saladas, suflês, molhos light para acompanhar, mas não deixe de incluí-los no seu cardápio.

5 - Evite frituras e gorduras. Habitue-se a comer grelhados e a tirar as gordurinhas da carne, a pele do frango etc.

6 - Troque o pão e as massas brancas pelas integrais. Elas contêm fibras, que aumentam a sensação de saciedade e ajudam no funcionamento do intestino.

7 - Alimente-se de três em três horas. O ideal é ter café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Assim, você não passa fome e mantém o organismo ativo, queimando calorias na digestão. Quem não come fica com o metabolismo preguiçoso e pára de emagrecer.

8 - Tome iogurte light. Além de fazer bem, um potinho tem entre 45 e 80 calorias. O mercado está cheio de opções deliciosas.

9 - Troque as sobremesas por chicletes sem açúcar. Carregue vários deles na bolsa, para quando der vontade de mastigar fora de hora.

10 - Utilize-se de sobremesas light. Se você não consegue viver sem algo doce depois da refeição, não adianta brigar com a sua natureza. Satisfaça a vontade com uma barrinha de cereal, gelatina light, uma bola de sorvete light ou uma fruta.

11 - Não vire escrava da balança. O peso corporal varia durante o dia, de um dia para o outro, na época da TPM e até quando o intestino está preso. O ideal é se pesar uma vez por semana, sem roupas, de preferência pela manhã ao acordar. Melhor ainda é notar seu emagrecimento pelas roupas, que fatalmente vão se alargando ou se ajustando melhor ao corpo.

12 - Invista nos produtos light, que têm menos calorias e gorduras. Requeijão, queijo, pão, leite desnatado, sucos, existem várias opções.

13 - Não seja xiita. Não desmarque compromissos como jantares, festas e viagens com medo de sair da dieta. Participe dos eventos, coma com moderação e depois retome normalmente a sua rotina. Deixar de aproveitar a vida também não faz bem à saúde!

14 - Saia com os amigos. Não precisa se torturar quando os amigos combinarem um chope ou uma pizza no final de semana. Se de segunda a sexta você tem uma boa alimentação e faz exercícios, nem precisa esquentar a cabeça aos sábados ou domingos. Conforme seus hábitos forem se renovando, naturalmente você vai se controlar e até comer menos.

15 - Muitas vezes, o difícil é iniciar. Depois que você engrena e começa a emagrecer, a motivação para manter hábitos saudáveis é cada vez maior.

16 - Deslizes acontecem. Afinal, ninguém é perfeito, e é normal você cometer algumas besteiras pelo caminho. Não deixe o desânimo tomar conta, retome a sua rotina e seu objetivo.

17 - Estabeleça metas que você sabe que pode atingir. Nada de impor uma perda de 10 kg em um mês, ou 3 kg em uma semana. Pense a longo prazo, e trabalhe para, por exemplo, emagrecer 4 kg nos próximos dois meses. Assim, dá tempo de acostumar o corpo com a mudança, e contornar qualquer imprevisto no caminho.

18 - Não espere chegar ao seu peso ideal para viver e ser feliz. Vá à praia, compre roupas, viaje, namore, divirta-se. Colocar na cabeça que você só vai fazer tal coisa quando estiver pesando "x" é besteira!

19 - Comemore cada vitória. Desde a calça antiga que finalmente fechou, até aqueles 400 gramas a menos. Imagine que cada pequeno progresso é uma moeda que você coloca em um cofrinho, que vai cada vez ficando mais cheio.

20 - Ame-se. A auto-estima é o ponto principal para quem quer mudar os hábitos, emagrecer e levar uma vida mais saudável. Cuide de você mesma, seja vaidosa, compre roupas legais e procure estar de bem consigo mesma. Quanto melhor e mais bonita você se sentir, mais fácil será para adquirir e manter uma rotina de beleza, saúde e bem-estar no seu dia-a-dia.